San Ignacio - Argentina

Marcado o encontro as 8:30 em frente ao hotel, todos os irmãos que iriam para o retiro de carnaval na cidade de San Ignacio na Argentina. Um bom período de arrumação e de colocar as bagagem e tudo que levaríamos dentro do onibus que fretamos para nos levar e buscar.

Logo ao chegarmos na aduana argentina tivemos um bom tempo parado para legalizar toda a documentação necessária para entrar no país. Ao cruzar a fronteira paramos para fazer cambio da moedas e aproveitamos para comprar alguns doces e salgados para a viagem, alguns irmãos tentaram entrar em contato com o lugar que iríamos, mais não foi possível. Logo demos sequência a viagem, que foi bem tranquila, graças a Deus.

Chegando a cidade, vimos qual simples seria o local que estaríamos a chegar, pois a cidade era bem tranquila e com todas as construções bem antigas.
Não encontramos nada aberto dentro da cidade, pois estávamos dentro do horário da sesta deles, onde fecham o comercio as 14 horas e somente abrem as 17 horas.

Com toda essa diferença cultural, encontramos um posto aberto, onde paramos e nos abastecemos de deliciosas empanadas argentinas, de carne, frango e presunto com queijo, onde partilhamos com todos os irmãos dentro do onibus.

Finalmente chegamos ao local, onde haviam varias pessoas, que não era o esperado, porem não desanimamos, pois cremos que todas as coisas o Senhor tem um propósito.
Mais logo percebemos uma dificuldade de encontrar um lugar para ficarmos, e junto com o clima nublado e o chão de terra todo molhado por uma chuva que havia dado, começamos a querer desanimar sobre o local. Mas colocamos nossa esperança em nosso Senhor e no que ele pode fazer em nossas vidas.

Encontramos um lugar um pouco mais retirado de todo o pessoal que acampava ali na praia de San Ignacio, conhecida como Playa del Sol, a logo começamos a montar as barracas.
Não tínhamos agua encanada, que logo foi resolvido com alguns baldes e algumas bacias para a limpeza dos talheres. Também enfrentamos a diferença do registro do gas, que logo foi resolvido por um simpático homem que cuidava do local quando nos emprestou um registro argentino que caberia nos botijões de gás que alugamos no local.

Durante os dias do retiro estudamos o livro de IJoão, que foi gracioso em demostação de amor o qual podemos praticar em todo o momento devido a situação que nos encontrávamos.

Também tivemos a oportunidade de conhecer dois rapazes que eram irmãos e que também estavam de passeio pela praia, porem era bem precária situação deles no local, tanto que não tinham barracas mas uma simples mochila com talves alguma coisa pra comer e vestir. Logo ao compartilharmos com eles algo de comer, tivemos o privilegio de compartilhar o evangelho com eles, graças a um irmão que falava em espanhol. Falamos do amor de Cristo e da salvação através dele, eles bem curiosos e questionadores. Foram presentado por um irmão com uma bíblia em espanhol, junto com o compromisso de esclarecerem suas duvidas a respeito do amor de Deus.

Se não estou equivocado no segundo dia tivemos a grande alegria da chegada de alguns irmãos que não puderam ir conosco devido ao trabalho, mais que se dispuseram a ir de carro ao nosso encontro.

Durante a madrugada dessa noite alguns irmãos começaram acordar devido a correção de formiga que estava passando pelo local, formigas mordendo vários irmãos e irmãs que estavam com as barracas por onde as formigas passavam. Todas ela se movendo por um único motivo, a grande chuva que estava por vir.

Um grande temporal começou a desmoronar sobre aquele local, alguns acordando assustados, outros que ainda não dormiram correndo para poder guardar alguma coisa para que não molhe. Mas foi difícil segurar alguma coisa que não molhasse com a grande e abençoada chuva que molhou a quase todos, somente a barraca dos irmãos que vieram de Campo Mourão a passar o retiro conosco não molhou com suas roupas e demais coisas.

Logo ao dia seguinte um lindo sol saiu para dar sequência aos dias que iríamos passar ali.

Para encerrar o breve relato de nosso retiro podemos dizer que grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres. Como ele pode compartilhar conosco o seu grande amor através do livro de IJoão dando a nós grandes oportunidades de praticar e ser benção uns para os outros nesses dias que passamos juntos. Crescemos na graça e no conhecimento de nosso Senhor e o único desagrado que ficou foi dos irmãos que não puderam ir e estar conosco nesses dias, mas sobre tudo sabemos que abundante graça o Senhor tem para nós.